Conteúdos em destaque 3min de Leitura - 24 de maio de 2016

Filtro de conteúdo web para aumento da produtividade dos colaboradores

Reuião em escritório com uma pessoa utilizando tablet e outras duas notebook

This post is also available in: Português English Español

O uso contínuo da internet, para execução de atividades laborais, é realidade para boa parte das pessoas. Nesta mesma perspectiva, identificamos a dependência das empresas junto ao recurso de internet, cada qual com seu nível e particularidade.

Mesmo em industrias ou empresas cujo ramo de atuação não é muito orientado ao uso intensivo de tecnologia da informação e internet, é comum que a área administrativa, compras, comercial, financeiro, marketing e outros, necessitem da internet para realizar suas funções cotidianas.

Ao longo dos anos as empresas vem buscando soluções de segurança que não somente protejam suas informações e ativos, mas também permitam fazer com que as necessidades de uso da internet, nos mais variados setores, sejam personalizadas de tal forma que atendam adequadamente as expectativas dos setores e pessoas, mas que não comprometam o negócio.

Esse é um movimento natural tendo em vista que o acesso indiscriminado à internet pode trazer reflexos diversos sobre a produtividade, e negativos quanto a disponibilidade. Para colaboradores que possuem maturidade, o acesso à internet liberado é um fator motivacional, podendo inclusive incrementar sua produtividade.

Contudo, infelizmente, esse não é o perfil da grande maioria dos colaboradores, sendo natural que os mesmos, utilizem os recursos para fins não profissionais, podendo prejudicar o desempenho de algumas atividades laborais. Buscando melhor entendimento sobre o tema a OSTEC realizou pesquisa para avaliar o perfil de uso da internet nas empresas e você pode acessar os resultados clicando aqui.

O mais adequado é buscar uma solução que ofereça equilibro entre os interesses da empresa, sem deixar de lado os fatores motivacionais atribuídos ao uso da internet, que são fundamentais para muitas atividades laborais. Neste sentido, o filtro de conteúdo web apresenta-se como uma solução bastante atrativa.

O que é?

O filtro de conteúdo web é uma solução de software e/ou hardware que tem como finalidade atuar como um intermediador entre os acessos dos colaboradores à internet, possibilitando aplicação de políticas definidas pela empresa.

Isso significa que o acesso à internet deixa de ser feito diretamente pelo computador e passa a ser realizado através da solução de filtro de conteúdo web. Para o usuário essa transação pode ser transparente, ou através do uso de credencial para reconhecimento do usuário durante a primeira tentativa de acesso à internet. Vale ressaltar que a conexão com o site remoto é feita pelo filtro de conteúdo web, que aplica as regras e caso a tentativa de acesso esteja em conformidade o site é apresentado para o navegador.

Esse modelo garante que as requisições sejam afuniladas e, conhecendo detalhes de quem está realizando a solicitação, possam ser permitidas ou não. Isso garante, em muitos casos, também a proteção contra phishing e outras contaminações através de páginas na internet.

Existem diversas soluções de filtro de conteúdo web, desde as mais simples que permitem criar regras de acesso com conteúdos que podem ou não ser acessados, até soluções mais complexas e completas, que possuem bases de dados volumosas com classificação de sites baseado em categorias de interesse.

Como aumentar a produtividade utilizando filtro de conteúdo web?

Depois do conceito de filtro de conteúdo web, o incremento de produtividade em ambientes corporativos se dá através da implementação desta solução, que trará grande visibilidade sobre os acessos e consumo da internet.

Uma boa estratégia na implantação destas soluções é permitir todo o tráfego, caso a empresa não possua nenhuma regra anterior, desta forma é possível identificar o perfil de consumo e possíveis abusos por parte dos colaboradores.

O mais importante, e fator crítico de sucesso, é buscar entender com usuários, líderes de setor, ou pessoas em cargo de confiança, aquilo que é primordial na internet para a realização do seu trabalho. Isso precisa funcionar sempre, do contrário seu negócio será afetado.

Medidas radicais que restringem totalmente a internet para determinados usuários e coisas desse tipo precisam ser muito bem analisadas, por que além de não ser positivo em termos motivacionais, pode estimular aquele colaborador a buscar alternativas para burlar o acesso.

Cada empresa possui suas necessidades particulares de acesso à internet, e respeitar isso é fundamental para aumentar a produtividade e segurança em seu ambiente. Procure evitar radicalismos, entender aquilo que é primordial para o trabalho, mas também criar acessos em determinados horários para que se possa ler uma notícia, acessar uma rede social, estimulando o ócio criativo.

Isso é totalmente possível e saudável com tecnologias de filtro de conteúdo web, pois além de poder controlar horários, endereços, usuários, sites e etc, é também visível na maioria das soluções o consumo da internet. Com base nisso, e detectando abusos, medidas de conscientização e bloqueios podem ser tomados.

This post is also available in: Português English Español