Geral 3min de Leitura - 06 de dezembro de 2016

Firewall corporativo, entenda a real importância para seu negócio

Dois appliances OSTEC firewall utm, um sobre o outro.

This post is also available in: Português English Español

Muito embora a conscientização sobre a importância de segurança da informação em ambientes empresariais tenha sido incrementada, de forma substancial, nos últimos anos, é perceptível que ainda existe um longo caminho a ser percorrido, especialmente nos casos de empresas de menor porte.

De todo modo, vale ressaltar que porte nem sempre está associado a maturidade em segurança da informação. A maturidade, em boa parte dos casos, é orientada pelo grau de relevância atribuído a itens que geram impacto no negócio, sob a perspectiva de disponibilidade, produtividade e segurança.

O advento da internet trouxe inúmeros benefícios às empresas, e outros tantos desafios, abrindo espaço para o surgimento de produtos e negócios orientados a manutenção da segurança das informações corporativas.

Existem muitas soluções que podem ser aplicadas para proteção e disponibilidade das informações, sendo o firewall corporativo uma das mais utilizadas pelas empresas. Este post auxiliará você no entendimento da aplicação de solução de firewall, para reduzir as ameaças virtuais, visibilidade sobre o uso da internet e produtividade, além de aprimorar a disponibilidade do recurso de internet em ambiente corporativo.

Firewall corporativo para redução de ameaças virtuais

A internet possui uma infinidade de conteúdos, muitos deles trazem benefícios imediatos ao trabalho, e outros infelizmente são altamente prejudiciais às empresas. Com um firewall corporativo é possível criar políticas de acesso que minimizam os danos causados por usuários que intencional, ou acidentalmente, acessam conteúdos inadequados.

E-mails que possuem anexos com conteúdo malicioso, ou até mesmo URLs com malwares e similares, podem ser evitadas com o uso de um firewall corporativo. Nestes casos, ao acessar um determinado endereço, o usuário é impedido de proceder com a conexão, protegendo seu dispositivo.

A redução de ameaças oferece um ambiente mais íntegro e disponível, evitando interrupções das atividades, pela ação de vírus e derivados, podendo inclusive impactar em toda a rede corporativa, comprometendo um número maior de colaboradores e trazendo prejuízos para o negócio.

Visibilidade sobre o uso da internet

A visibilidade é fantástica para muitos negócios que conhecem os conteúdos acessados na internet. Com um firewall corporativo, é possível acompanhar o uso da internet e personalizar seu uso de acordo com as necessidades de cada negócio.

Isso assegura que as regras que eventualmente serão aplicadas, atenderão necessidades identificadas através de gráficos e relatórios que refletem o cenário atual da empresa. Isso pode ser tanto para aumentar a prioridade de determinados acessos, assim como restringir o acesso a sites não relacionados com o trabalho.

Este ponto é fundamental, especialmente para empresas que possuem políticas mais abertas, onde todos os acessos são liberados, dificultando a identificação de problemas que podem impactar sobre a produtividade e disponibilidade do negócio.

Um firewall corporativo, de maneira geral, possui um conjunto mínimo de gráficos e relatórios que permite aos gestores visualizarem o que realmente está acontecendo na rede corporativa, dando apoio a tomada de decisão.

Aumento de produtividade

Um ponto importante e pouco associado ao firewall corporativo é a possibilidade de usá-lo para aumentar a produtividade dos times. E isso não significa necessariamente bloquear acessos, pelo contrário, significa garantir coerência daquilo que deve ser acessado pelos setores e usuários, protegendo os interesses da empresa.

Existe pouca conscientização por parte das empresas do impacto da falta de segurança para os negócios, e isso faz com que o bloqueio de determinados conteúdos seja erroneamente interpretado pelos colaboradores, como uma atividade impositiva ou intrusiva.

O fato é que com um firewall corporativo é possível criar políticas de acesso com base em horários, setores, ou usuários que atendam o interesse dos colaboradores e da empresa, potencializando os trabalhos com a disponibilidade imediata do acesso à internet (ao que é necessário).

Firewall corporativo para aumentar a disponibilidade

Como a internet é cada vez mais um ponto crítico nas empresas, a impossibilidade de uso da mesma, seja totalmente ou parcialmente, por conta de lentidões, é algo que impacta diretamente nos negócios.

Com a internet lenta, um processo que poderia ser realizado em poucos segundos, pode levar minutos. Com a falta de internet, algumas atividades podem não ser realizadas, tais como acesso à internet banking, geração de notas fiscais eletrônicas, acesso a softwares e aplicações web, afetando diretamente o dia a dia da empresa.

Um firewall corporativo tem a capacidade de distribuir e priorizar melhor o uso da internet para aquilo que é importante, balancear tráfegos entre múltiplos links de internet, fazer o chaveamento automático em caso de queda de links, entre outras facilidades que afetam diretamente o viés de disponibilidade.

Existem diversos outros aspectos considerados relevantes sobre firewall e demais soluções de segurança da informação. Continue sua leitura através dos posts sugeridos logo abaixo.

This post is also available in: Português English Español