Consideração de solução 3min de Leitura - 14 de dezembro de 2016

Gestão de conteúdo, criando visibilidade para gestores

Reunião de gestão de conteúdos

This post is also available in: Português English Español

O uso da internet no cotidiano das empresas gerou uma grande transformação nos negócios, distâncias foram encurtadas, tarefas que levavam horas são feitas em minutos, a comunicação tornou-se mais barata e a informação mais acessível, além de outros tantos benefícios.

Esta mudança gerou uma série de novos desafios para as empresas, em sua maioria associados a segurança e produtividade. Neste sentido, o desafio concentra-se em manter o controle sobre o uso da internet e potencializar as entregas dos colaboradores, fornecendo todo o aporte tecnológico necessário.

Em algumas empresas o impacto positivo da internet é facilmente percebido, em outras, especialmente as que trabalham com dados sensíveis ou de grande risco, a cultura de acesso à internet e gerenciamento do ciclo de informação, é extremamente diferente. Para estas é complexo flexibilizar a política de acesso, sem perder os controles.

A internet é formada por um conjunto de serviços, protocolos, mas um dos pontos mais utilizados é a web, através de páginas de conteúdo dos mais variados tipos, até sistemas relativamente complexos que operam totalmente online.

Ao passo que empresas tendem a ganhar muito com os avanços oferecidos pela internet e seus serviços associados, muitas, infelizmente, têm seu trabalho potencialmente impactado, quando a liberdade não é utilizada de maneira adequada. Distrações, queda de desempenho, são indícios que devem ser avaliados para evitar que problemas maiores ocorram.

Infelizmente, não há uma regra comum que permita que empresas utilizem o máximo da internet para seus negócios, motivar e confortar seus colaboradores, sem ter nenhum tipo de perda com esse processo. Políticas de uso da internet, ou até mesmo políticas de segurança, para boa parte dos negócios, precisam defender interesses muitas vezes opostos.

O mais importante, no entanto, é ter mecanismos que ofereçam visibilidade para a empresa, diretores, gestores, coordenadores e etc. daquilo que está sendo consumido da internet, e o quanto isso está impactando positiva ou negativamente nos negócios.

Gestão de conteúdo no ambiente corporativo

O termo gestão de conteúdo pode levar a um conjunto grande de significados, mas dentro do mercado de segurança da informação, ele está muito associado à classificação de URLs baseada no conteúdo que a mesma oferece.

Com ferramentas de gestão de conteúdo geralmente as URLs são categorizadas em grupos de interesse, permitindo que regras possam ser aplicadas de maneira mais adequada para os diversos setores de um negócio, que sabidamente, tem necessidades diferentes.

A flexibilização oferecida por ferramentas de gestão de conteúdo Web, ou controle de sites baseado em categorias, é um grande poder para gestores. Além da visibilidade, há possibilidade de controlar o que pode ou não ser acessado.

Visibilidade sobre os conteúdos acessados

Conhecer aquilo que é utilizado pelos usuários, analisar o tipo de consumo de determinados setores, além de outras facilidades, oferece aos gestores muito mais conhecimento para uma tomada de decisão, ao invés de simplesmente bloquear determinados acessos.

Além disso, a correlação de eventos, quando possível, traz mais assertividade para identificar a falta de produtividade, associada ao mau uso da internet. Os relatórios devem ser analisados com sazonalidade mensal, ou de acordo com a necessidade de cada negócio.

Geralmente os gestores e pessoas interessadas ficam surpresas quando uma ferramenta é colocada somente para classificar o perfil de acesso de pessoas, setores e empresa como um todo. Normalmente a reação, nestes casos, é solicitar o bloqueio dos sites, que não possuem relação com a atividade fim dos colaboradores.

No entanto, bloquear nem sempre é a melhor ação, isso vai depender muito do negócio, mas sabe-se que ter acesso a redes sociais e outros conteúdos, em alguns casos, pode impulsionar a produtividade do colaborador, seja como uma estratégia de descompressão, ou até mesmo para buscar insights.

A visibilidade, portanto, dá um grande poder para as empresas definirem de que maneira vão tratar o uso da internet em seus ambientes para potencializar cada vez mais seus negócios, respeitando, dentro do possível, o interesse de todas as partes envolvidas.

Controle sobre o uso da internet

Antes de efetuar controles é interessante ganhar visibilidade, pois dessa forma a aplicação será consciente, e mais importante, os resultados poderão ser confrontados. Os controles, quando aplicados sem um propósito claro, podem causar resistências desnecessárias dentro do negócio.

O fato é que, com ferramentas de gestão de conteúdo, é possível alinhar o tipo de acesso à necessidade do setor. Por exemplo, um setor financeiro pode estar vinculado a categorias que remetem bancos, instituições financeiras, bolsas de valores, mercado de câmbio, enquanto que um setor de marketing, pode ter acesso somente a mídias sociais, blogs e similares.

Isso proporciona uma personalização do uso da internet, que respeita as necessidades laborais de determinado setor, mas que também atende ao princípio básico de uma empresa que é gerar excelentes resultados, otimizando seus recursos.

O ponto crucial, e a contribuição deste post, está associado a importância do conhecimento, por parte de gestores, de soluções de segurança da informação que possibilitem classificação de URLs em categorias e similares, oferecendo maior visibilidade sobre o uso da internet, e que permitam gerar mudanças para garantir mais aderência ao negócio.

This post is also available in: Português English Español