Aprendizado e descoberta 4min de Leitura - 15 de março de 2018

Proxy web: Conceitos, tipos e terminologias

Olho humano

This post is also available in: Português English Español

Ao passo que o constante aumento do uso de serviços da web traz comodidade e benefícios ao ambiente corporativo, eles também podem vir a comprometer a segurança e produtividade dos colaboradores.

A falta de controle da identidade e conteúdo acessado pelos colaboradores destacam-se como os principais desafios relacionados a filtragem de conteúdos. Assim, é cada vez mais comum que analistas busquem por soluções de proxy web, com recursos modernos, para facilitar a execução de tarefas associadas a gestão do uso da internet nas empresas. As dores mais latentes, que podem ser minimizadas com o uso de proxy web estão relacionadas à segurança propriamente, no que tange acesso a conteúdos maliciosos, produtividade, através do controle proativo sobre os acessos a sites com conteúdos não relacionado ao trabalho e disponibilidade do recurso da internet, evitando que acessos indevidos consumam link de forma prejudicial para a organização.

Antes de buscar ou optar por uma solução, no entanto, é essencial entender como funcionam, seus tipos e as vantagens que podem agregar. Neste post, você vai saber um pouco mais sobre proxy web e descobrir quais benefícios podem levar à sua empresa. Confira!

O que é um servidor proxy web?

proxy web (também conhecido como filtro de conteúdo e web filter) surgiu a partir da necessidade de conectar uma rede local a internet por meio de um equipamento que compartilha conexões com as demais máquinas. Assim, o proxy web é um serviço que atua como intermediário entre um dispositivo e os serviços de internet. No momento em que o endereço de um site é digitado no navegador, a solicitação é enviada ao proxy, que então realiza esta solicitação ao servidor no qual o site é hospedado e devolve o resultado para o usuário.

Desta forma, é possível ter controle absoluto sobre o tráfego da internet e realizar bloqueios (ou liberações) de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa.

Quais as vantagens do proxy web?

Controle do uso da internet

O proxy web permite controlar os serviços acessados na internet através do HTTP e é responsável pela gestão de acesso a sites e outras aplicações baseadas no protocolo. O proxy é amplamente utilizado por empresas dos mais variados portes e segmentos, contribuindo para a manutenção da estratégia de segurança do negócio.

Permite também que a empresa gerencie os acessos de colaboradores, com base em URLs, horários, grupos de usuários e outros níveis de controle. Com a implantação do serviço, é possível ter acesso a relatórios detalhados de navegação, incluindo consumo de recurso, tempo de navegação, sites mais acessados, além de outras funções que auxiliam na manutenção da integridade do recurso de internet e da rede corporativa.

Melhoria do desempenho

A aplicação do serviço de proxy também pode auxiliar na redução do tempo de resposta as requisições, através da utilização da função de cache. O armazenamento dos objetos requisitados reduz o tráfego de informações, melhorando o desempenho do acesso à internet, uma vez que desafoga a transferência de dados.

Aumento na produtividade

Por fim, possibilita o aumento da produtividade dos colaboradores. Este é um benefício em cadeia, somente possível como “consequência” do controle apropriado no uso da internet e da melhoria de desempenho proporcionado pelo proxy. Afinal, com bloqueios e liberações específicas – seguindo as políticas de uso da internet – a rotina produtiva das equipes é aprimorada.

Tipos de servidores proxy web

Normal/Cache

Web Proxy Caching atua no armazenamento local de páginas da internet e arquivos disponíveis em servidores remotos, pois busca objetos primeiramente no sistema de armazenamento local – seja na memória ou no disco. Assim, ao receber a solicitação, o servidor acessa o conteúdo e o armazena para utilização futura. Em um próximo acesso, o proxy responde com o conteúdo armazenado e velocidade de resposta, uma vez que não se consome banda da internet.

Proxy Transparente

O Proxy Transparente é um modo de utilização onde não é necessário configurar o navegador de cada dispositivo, evitando sobrecargas administrativas. Localizado entre o cliente e a Internet, não exige que o usuário da máquina esteja ciente da sua existência, mas permite que seja configurado de forma a não gerar acesso a conteúdo não adequado a política de uso da empresa.

Este modelo atua redirecionando o tráfego de rede para o serviço de proxy e, portanto, não pode ser confundido com recursos complementares de descoberta automática de proxy, como é o caso do WPAD/PAC. Nestes, o proxy não é transparente, apenas o recurso de descoberta que é realizado, em muitas vezes, sem a intervenção do usuário.

Proxy Anônimo

Este tipo de proxy web permite que sejam realizadas atividades na internet de forma anônima. O acesso é realizado pelo serviço de proxy, protegendo as informações de IP e ocultando a identificação do computador de origem. É um grande obstáculo para as redes, pois, através destes, torna-se possível o bypass de políticas de segurança.

Embora este tipo de proxy possa ser utilizado para fins legítimos, infelizmente a maioria dos acessos são para burlar políticas de segurança existentes nas empresas. Outro aspecto importante é que isso acaba sendo uma fonte utilizada por usuários mal-intencionados para capturar informações sensíveis de usuários.

Enquanto o usuário está usando o serviço para burlar a segurança local, ele pode automaticamente estar expondo informações que geram comprometimento pessoal e até mesmo corporativo. Portanto, muito cuidado com esse tipo de proxy.

A grande necessidade de Proxy Web

A utilização de um serviço de proxy web nas redes empresariais é cada vez mais necessário, devido a infinidade de informações acessíveis através da internet e dos problemas de segurança e produtividade decorrentes a este fato.

Assim, as vantagens da sua utilização dependem da forma como este serviço é configurado e administrado, e podem ser muitas. Forçar o conteúdo a passar pelo Proxy permite inspecionar a totalidade do tráfego realizado e garantir seu controle dentro da organização. Os proxies, portanto, representam um elemento essencial dentro de uma arquitetura de segurança e não devem ser ignorados.

Se você quiser continuar aprimorando seu conhecimento sobre Proxy Web, recomendamos nosso e-book, “Tudo o que você precisa saber sobre Filtro de Conteúdo Web”. O material é rico em informações sobre o recurso e pode ser muito útil para facilitar a rotina na sua empresa.

This post is also available in: Português English Español