Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 26 de janeiro de 2016

Anti-spam corporativo: O que é e como funciona?

Duas telas de PC desligadas, lado a lado

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O e-mail se tornou uma das principais formas de comunicação nas organizações, devido a comodidade de uso, e a possibilidade de controle sobre o recurso. Contudo, o advento das comunicações por e-mail trouxe desafios para manutenção de sua integridade, uma vez que o mesmo passou a ser utilizado também por pessoas mal-intencionadas. Spam (e-mail enviado sem autorização do destinatário), phishing e outras tantas ameaças, passaram a ser realidade em boa parte das empresas, independente de seu porte ou segmento. Nesse sentido, o uso de um anti-spam corporativo passa a ser essencial para a estrutura de segurança de uma organização.

Neste artigo, traremos informações essenciais sobre o anti-spam, incluindo caracterização do mesmo e motivação para seu uso em meio corporativo. Continue lendo!

Como surgiu o Spam?

O surgimento do Spam está envolto em controvérsia, contudo, apresentaremos a versão que relata o surgimento em 5 de março de 1994. No dia em questão, dois advogados, Canter e Siegel, enviaram mensagens de propaganda de uma loteria norte americana, para grupo de discussão da USENET, trazendo transtorno e indignação por parte dos assinantes. Aproximadamente um mês após o ocorrido, não contentes com a repercussão do primeiro envio, os dois advogados repetiram o ato (12 de abril), em proporções ainda maiores, fazendo envio em massa de propaganda, para vários grupos e discussão da USENET, utilizando um software para automatizar o processo.

O que é um Spam e por que usar um Anti-spam corporativo?

De modo geral, o spam é uma mensagem enviada sem a aprovação ou o pedido do destinatário. Quem realiza este tipo de atividade é conhecido como spammer, e a prática é denominada de spamming. Em grande parte dos casos, o spam é enviado para uma enorme quantidade de endereços podendo ter conteúdo de propaganda ou conteúdos que visão trazer dano ao equipamento e obter informações dos usuários.

Com o avanço da tecnologia, que permitiu o envio de e-mails automáticos e em massa, e com a facilidade de se comprar listas de endereços, a prática de spam cresceu ainda mais. Para se ter uma ideia, do total de e-mails enviados hoje em dia no mundo, cerca de 65% são spam. Para barrar não só as mensagens não solicitadas, mas também prevenir danos, como os vírus, foram desenvolvidas ferramentas de anti-spam. Esse recurso serve para filtrar os e-mails e evitar que os usuários estejam totalmente expostos aos riscos associados a utilização do recurso.

Porque um anti-spam corporativo é fundamental?

O spam traz inconvenientes para pessoas e empresas, sendo que os impactos em meio corporativo são muito maiores. O phishing, por exemplo, tem como objetivo a pratica de estelionato. As mensagens de phishing são enviadas em nome de empresas prestadoras de serviço, ou até mesmo de órgãos do governo. O emissor desse tipo de e-mail solicita dados confidenciais ou o pagamento de alguma quantia em dinheiro, através de boletos bancários ou transferências. Em alguns casos, quem pratica o phishing faz cópias muito semelhantes de documentos, tornando difícil a identificação da fraude.

Se o colaborador de uma empresa não tem a capacidade de diferenciar um spam de um e-mail verdadeiro, ou acaba instalando um malware que tem acesso a rede corporativa, a organização corre sério risco de ter informações sigilosas capturadas. Se não houver uma política de segurança da informação na empresa, apoiada no uso de um robusto anti-spam corporativo, bem como demais soluções para proteção da rede, a mesma estará vulnerável as ameaças vindas da internet.

Um anti-spam corporativo analisa as mensagens, através da aplicação de uma série de camadas de segurança, reduzindo o recebimento de spams em até 99%. Além disso, soluções anti-spam possuem outras funcionalidades associadas a controles de extensões de arquivos, tamanho destes, além de, em alguns casos, terem funções associadas a DLP (Data loss prevention), garantindo a segurança destas comunicações.

Tendo em vista os benefícios associados a utilização do anti-spam corporativo, fica mais fácil justificar investimentos nestas soluções, compondo a estratégia de segurança da informação de empresas dos mais variados portes e segmentos.

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