Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 19 de abril de 2016

Alta disponibilidade da internet para empresas de pequeno porte

Quatro pessoas ao redor de uma mesa trabalhando com seus notebooks

This post is also available in: Português English Español

A disponibilidade da internet é fator fundamental à continuidade dos negócios e produtividade das empresas, independente do setor de atuação. Empresas que utilizam aplicações web, em seu portfólio de ferramentas de uso diário, costumam sentir de forma mais clara as perdas geradas pela indisponibilidade da internet, contudo o impacto existe, nas devidas proporções, em todos os tipos de negócios.

Tendo em vista a representatividade do recurso de internet, para o dia a dia das empresas, é pertinente avaliar qual a representatividade e os impactos gerados pela instabilidade deste recurso. Sendo assim, a indagação principal é: Sua empresa sabe quanto perde com a indisponibilidade do serviço de internet? É possível estabelecer estruturas de internet disponíveis, com baixo custo?

Neste blog post você terá acesso a conceitos essenciais sobre Alta disponibilidade da internet e receberá dicas de como implementar estruturas de internet disponíveis, sem elevar, de maneira representativa, os custos fixos da empresa. Confira!

A Alta Disponibilidade da Internet

O objetivo principal das soluções de Alta Disponibilidade é fornecer acesso ininterrupto aos dados em uma corporação, superando falhas de hardware e software e mantendo, assim, a disponibilidade das aplicações com um tempo de inatividade, muitas vezes imperceptível aos usuários. Principalmente em organizações nas quais o trabalho depende diretamente do uso da internet, a indisponibilidade de conexão pode significar um impacto significativo nos gastos da empresa, afetando o desenvolvimento de suas atividades e a produtividade dos funcionários.

Estudo feito pela OSTEC, com empresas de variados portes e segmentos, diagnosticou que aproximadamente 64% dos colaboradores das empresas tem seu trabalho totalmente comprometido, em caso de indisponibilidade do recurso de internet. Atividades de suporte ao usuário, acesso a sistemas e aplicativos, conferências, telefonia por IP, dependem do recurso de internet para funcionarem, ou serem executadas gerando alto impacto para o negócio. Acesse a pesquisa completa sobre o perfil de uso da internet clicando aqui!

Mensuração das perdas

A mensuração das perdas relacionadas à indisponibilidade da internet deve levar em conta uma série de fatores, buscando precisão nos resultados. Esta análise, deve levar em consideração, número de colaboradores que possuem suas atividades comprometidas, e fazer analogia ao valor despendido por hora de trabalho de cada uma destas pessoas, além de outros fatores associados ao negócio, passíveis de contabilização durante os sinistros. Os dados devem ser transformados em números, possibilitando a tangibilização das perdas geradas pela indisponibilidade da internet. Mais informações sobre como estimar este tipo de perda, através do post Quanto sua empresa perde com a indisponibilidade da internet.

Alta disponibilidade da internet para empresas de pequeno porte

A análise das perdas, decorrentes da indisponibilidade da internet, normalmente despertam a necessidade em implementar estruturas que atendam demandas de disponibilidade com níveis de exigência diferenciados. Neste sentido é importante salientar que projetos para aprimorar a disponibilidade podem ser dimensionados com o intuito de atender estruturas menores, possuindo custos facilmente justificáveis, tal como apresentado a seguir.

Para garantir um nível mínimo de disponibilidade, a empresa necessita investir na contratação de pelo menos dois links de internet, pertencentes a troncos de origem distintos, para que haja garantia efetiva de redundância do recurso.

Na fase de contratação, é de suma importância análise dos termos e condições contratuais, incluindo SLA para resolução de problemas, formalização do nível de estabilidade do recurso (uptime) e demais garantias para assegurar a qualidade do serviço prestado.

Após contratação dos circuitos de internet, é imprescindível que sua empresa obtenha solução para contingenciamento automático dos links, evitando a gestão manual do recurso, em caso de quedas/indisponibilidade, e potencializando o uso dos circuitos contratados.

Soluções de balanceamento e redundância, associadas a outros módulos de segurança, incluindo proxy web e firewall, são excelentes opções para negócios de pequeno e médio porte. O módulo de redundância automática de links, será responsável por realizar a gestão automática, de acordo com a disponibilidade dos circuitos contratados, mantendo acesso ininterrupto para os usuários.

A aplicação destas duas orientações básicas auxiliam para a manutenção da disponibilidade do recurso de internet em meio corporativo, contudo, de acordo com a realidade de cada negócio, os ativos associados a alta disponibilidade da internet podem sofrer incrementos substanciais, incluindo replicação de estruturas de hardware e software.

Gostaria de conhecer nossas soluções para contingenciamento automático de links de internet? Converse com nosso especialista e tire suas dúvidas.

This post is also available in: Português English Español