Consideração de solução 3min de Leitura - 05 de julho de 2016

Content filter: 5 motivos para utilizar categorização de conteúdo

Dedo indicado apertando uma tecla de um teclado de computador onde cada tecla é o ícone de uma rede social.

This post is also available in: Português English Español

O mesmo potencial positivo que a internet oferece para os negócios pode se transformar em grandes ameaças, tanto em aspectos de privacidade e confidencialidade, quanto em produtividade.

Possuir políticas e diretrizes de segurança são fundamentais para empresas que utilizam a internet diariamente, independente de porte ou segmento. No entanto, além das diretrizes, é necessário ter ferramentas suficientes para assegurar a conformidade da mesma.

Segurança não pode ser somente pensada sob uma perspectiva de proteção de dados ou prevenção de vazamento de informações. Problemas secundários originados pela falta de diretrizes e ferramentas, como o caso da produtividade, impactam de maneira profunda nas finanças das empresas.

Cada vez mais pessoas realizarão trabalhos que dependem de computadores e da internet, se não haver ferramentas e procedimentos claros, o desperdício causado pela distração, pelo não conhecimento técnico, pela incapacidade de separar o uso do recurso, para assuntos pessoais ou profissionais, é muito grande, trazendo impactos negativos para o negócio.

Pelos motivos citados anteriormente, relacionamos 5 motivos fundamentais para você mudar a perspectiva do controle da internet em seu negócio, utilizando content filter (filtro de conteúdo), permitindo maior segurança e produtividade, sem prejudicar ou engessar as necessidades dinâmicas de comunicação em ambientes cada vez mais conectados.

1. Content filter, evitando a falta de produtividade de colaboradores

A distração está basicamente a um clique do colaborador, cuja ferramenta de trabalho é o computador. Após interrupção, o tempo para retomar o raciocínio é grande, comprometendo trabalhos que requerem atenção concentrada, onde a distração pode causar problemas sérios na qualidade das entregas.

Você sabe quanto tempo é desperdiçado pelos colaboradores em atividades não relacionadas ao trabalho, utilizando a internet? Pesquisas mostram que o volume de tempo é realmente representativo, trazendo impactos financeiros para as empresas.

Neste sentido, o primeiro passo rumo ao reconhecimento de possíveis problemas associados a produtividade é a identificação do perfil de uso da internet dos colaboradores da empresa. Para isso, utilize soluções de segurança, incluindo content filter, durante período de 30 dias, com o intuito de criar visibilidade sobre o uso da internet, possibilitando a identificação de desvios, passíveis de intervenção e controle.

2. Content filter, para gestão de conteúdo

Caso sua empresa utilize solução de segurança da informação, para gerenciar o uso da internet, é importante verificar como a mesma é estruturada atualmente. Se você costuma trabalhar com listas de acesso, onde são registrados os sites restritos/liberados, fique atento a eficiência da atual estrutura. É? possível que sua equipe conheça uma gama de sites, que publicam conteúdos variados, contudo isso não é suficiente para impedir ou reduzir substancialmente acessos impróprios ou nocivos a sua estrutura.

Criar listas manuais com conjuntos de sites que tem um mesmo propósito tem seu funcionamento e eficiência limitados, e isso acaba causando um grande impacto e um falso senso de segurança.

Para uma gestão de conteúdo eficiente é orientada a utilização de filtro de conteúdo que utilize base atualizada de categorias. A categorização de URLs, garante maior confiabilidade, e aderência, à política de segurança implementada na organização, além de facilidade de operação.

3. Proteção intensiva contra vírus e derivados, utilizando contente filter

Muitas das ameaças digitais são armazenadas ou redirecionadas para páginas na internet, independente do meio em que são propagadas, como é o caso dos e-mail. Em tempos passados utilizava-se anexos com conteúdos maliciosos, atualmente, estratégias de phishing induzem usuários a acessar conteúdos contaminados em sites publicados na rede.

Além disso, existem muitos endereços que oferecem download de softwares piratas e similares, que apresentam grande risco para as organizações em diversos sentidos, comprometendo não somente equipamentos, mas também outras estruturas. Neste sentido, a aplicação de solução especializada de content filter (filtro de conteúdo), auxilia na prevenção destes tipos de acessos, uma vez que estas URLs, estarão categorizadas como fontes de ameaças virtuais.

Um equipamento com vírus não representa somente a indisponibilidade do mesmo para uso de um colaborador, ele pode representar uma grande ameaça para todo o segmento de rede trazendo problemas muito maiores do que apenas a manutenção do próprio equipamento.

4. Crie políticas produtivas com pouco impacto operacional

Com o content filter, nunca foi tão simples e rápido criar políticas de acesso que assegurem conformidade das empresas com suas políticas, sem criar impactos negativos e não funcionais para os colaboradores.

Além disso, e não menos importante, determinados conteúdos como notícias, entretenimento, redes sociais e outros podem ser entregues para usuários ou grupos autorizados em determinados períodos do dia, como intervalos de almoço e lanches, não causando impacto nas jornadas de trabalho.

5. Entrega de conteúdo baseado nos interesses dos setores

Existem conteúdos que podem ser comuns a toda organização, tanto em termos de permitir o acesso, quanto de bloquear. No entanto, podem existir conteúdos direcionados a setores específicos, havendo a necessidade de distribuí-los de maneira diferente entre os setores.

Por exemplo, um setor de marketing pode estar associado a um perfil de acesso que tem permissão de uso a categorias relacionadas ao seu interesse/necessidade de trabalho, enquanto que o setor de recursos humanos, terá acesso a outro conjunto de categorias de sites.

Isso permite criar uma política que atenda o interesse dos setores de maneira plena sem necessariamente trabalhar de maneira árdua em criar exceções ou políticas complicadas para defender as mais variadas necessidades de acesso dos colaboradores.

This post is also available in: Português English Español