Consideração de solução 3min de Leitura - 27 de setembro de 2016

Load balance, garantindo o uso adequado da internet

Homem analisando uma prancheta de gráficos

This post is also available in: Português English Español

A internet tomou uma proporção muito significativa em boa parte dos negócios sendo que diversas empresas atualmente tem uma dependência muito grande da disponibilidade da internet para operacionalizar seus negócios.

Algumas empresas mais novas tem toda sua operação dependente da internet, e caso a mesma não esteja funcionando de maneira adequada, clientes não podem ser atendidos, vendas não são realizadas, gerando prejuízos representativos para o negócio.

Uma das alternativas mais óbvias e amplamente utilizadas por essas empresas, é garantir diversos meios de comunicação com a internet, adquirindo enlaces (conexões) de fornecedores variados. Desta maneira, diminui-se potencialmente o risco de uma queda total, e quedas parciais podem ser facilmente contingenciadas por outros enlaces.

Muito embora as velocidades e planos de conexão tenham mudado muito ao longo dos anos, a internet é um recurso limitado, e como tal, deve ser devidamente gerenciado a fim de atender aos interesses da empresa. Portanto, além de possuir links alternativos, é necessário priorizar aquilo que é verdadeiramente importante para o negócio.

O load balance, ou balanceamento de carga, é uma técnica que permite distribuir o uso da internet por mais de um enlace, através de uma política pré-estabelecida, que pode variar muito de acordo com cada tipo de produto. Isso serve tanto para entrada quanto saída de conexões.

A entrada é composta por eventuais serviços oferecidos dentro da infraestrutura da empresa, acessíveis através da internet por usuários autorizados. Serviços como sites, aplicações, serviços de terminal, compartilhamento de arquivos, VPN, DNS e tantos outros.

Por outro lado, a saída de conexões é um universo bem mais simples que basicamente consiste no acesso à internet sendo realizado através de computadores, servidores e outros dispositivos que ficam na estrutura interna da empresa.

Neste post falaremos somente deste último item, tendo em vista que as estratégias de load balance (balanceamento de carga) de entrada são bem diferentes em termos de conceito e aplicabilidade.

Load balance estático

Este tipo de load balance funciona de acordo com a política estabelecida e não muda de acordo com o status dos enlaces. Seu principal objetivo é garantir que serviços acessados na internet tenham um caminho diferente de outros.

Por exemplo, o serviço de e-mails pode sair pelo link de internet 1, enquanto que toda a estrutura de navegação de páginas deve sair pelo link 2. Em caso de queda de um dos circuitos a estrutura pode, ou não, ser automaticamente chaveada.

O chaveamento é um termo utilizado para caracterizar uma troca de comportamento do produto em caso de mudança do estado de um dos links de internet. Algumas soluções que operam com balanceamento estático oferecem o recurso de chaveamento, mas isso não é uma regra, ficando a critério do operador da tecnologia avaliar a viabilidade da implementação, com base nas necessidades do negócio.

Load balance dinâmico

Por outro lado, o load balance dinâmico além de fazer o chaveamento de maneira automática, permite que os acessos sejam segmentados de acordo com a utilização de um determinado link, garantindo o uso mais racional e distribuído dos mesmos.

Este tipo de balanceamento pode atuar de forma a monitorar a utilização de banda de um link, redirecionando todo tipo de tráfego para os demais. É importante destacar que, sem nenhuma política de controle de banda, uma única conexão pode consumir toda a largura disponível, fazendo com que todos os outros acessos saiam por outros links.

Há muitas operações de balanceamento dinâmico que não levam em conta a velocidade, e são bem úteis para circuitos com velocidades iguais ou muito próximas. A grande ideia é distribuir ao máximo as conexões entre os circuitos disponíveis, não levando em consideração a carga de cada conexão.

Através destes dois separadores é possível criar diversas aplicações de balanceamento de carga de internet, que no caso deste artigo, está limitado somente a saída de tráfego (acesso à internet).

É importante na etapa de levantamento da necessidade entender corretamente aquilo que se pretende resolver, para com base nisso verificar a melhor solução. Existem diversas outras alternativas/facilidades de balanceamento de saída, que dependendo do fabricante, podem ser tradas com nomenclaturas próprias.

Em tempos de necessidade de disponibilidade da internet, o objetivo primordial é que o balanceamento atenda a necessidade de continuidade de acesso à internet em caso de quedas parciais de links, mas que também satisfaça uma demanda de velocidade e distribuição de uso para que não existam enlaces ociosos na estrutura da empresa.

Um recurso bastante sinérgico com o conceito de load balance são políticas de priorização de tráfego (QoS), permitindo que mesmo diante do balance, exista garantias para aquilo que é mais importante para o negócio. Para saber mais sobre QoS, continue sua leitura através do post QoS: O que é e quais os seus benefícios?

This post is also available in: Português English Español